quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Samba de exaltação carioca “Aquarela do Brasil” composto em 1939 irando o segundo hino nacional brasileiro, levando o autor a trilha de filme como Walt Disney que falavam sobre Brasil.

Carmen Miranda







Nascida em Portugal, chegou ao Brasil em 1910 ainda criança. Após trinta anos, fica mundialmente conhecida, pela sua exuberância tropical. Ao gravar “O que é a baiana tem”, música do Baiano Dorival Caymmi com um figurino de baiana, virou símbolo do Brasil. Em 1939, viajou para o EUA onde ficou ainda mais famosa e participou de vários filmes.

Curiosidades

A viagem de Carmen, aproximou os EUA dos paises do Sul do Golfo do México. A intenção dos EUA, era dominar
todo o continente Americano. Essa teoria surge em 1823 com a doutrina Monroe.

Adoniran Barbosa
“O poeta Lingüista”











Foi influenciado pelo samba carioca, mas aos poucos foi criando o seu próprio estilo musical, dando ênfase nas classes simples de São Paulo, que em sua maioria eram operários que tinham um linguajar caipira-ítalo-paulistano.
A linguagem caipira-ítalo-urbana “alembrá”, “home”, “edifiço”, viraram símbolos da obra de Adoniran, que escrevia as suas letras fora das normas gramaticais, defendendo a linguagem falada pelo povo.

Paulo Vanzolini











Seu grande sucesso “ronda”, lembra as cantigas do Trovadorismo. Um eu lírico feminino escrito por um homem. Em suas composições, relata o dia-dia da metrópole, como: brigas de bares, a tristeza da mulher abandonada pelo seu amor e os batedores de carteira.

Cristina Buarque

Tem uns dos maior acervo de samba do Brasil. Tem influenciado grande parte da nova geração. Tirou do anonimato o compositor Manacéia, componente da Velha Guarda da Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário