quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curiosidades

Tia Ciata personagem figurante de Macunaíma

Mario de Andrade, em seu romance Macunaíma, um herói sem caráter, relata um cerimônia de macumba na casa de Tia Ciata.



Podemos perceber o quanto a umbanda foi importante para o samba. No ano de 2007 o Samba de terreiro foi tombado como patrimônio cultural brasileiro
Ritmo

Ciro Monteiro, foi o primeiro sambista a introduzir no samba a caixinha de fósforo. Segundo ele, ela era importante para marcar o tempo e o ritmo dos sambas, feitos geralmente em mesa de bares, entre amigos.

Noel Rosa
“O Poeta de Vila Isabel”


Construiu sua carreira entre 1927. A vida boêmia e a má alimentação, fez com que ele ficasse tuberculoso, doença que era associada ao glamour da boêmia.










Noel chegou a cursar medicina por alguns meses, mas achou mais interessante cantar a boêmia, as gírias e a malandragem carioca.

Curiosidades

Mais afinal, o que a roupa de Noel tem a ver com a crise de 1929?

O samba “com que roupa”, revela a preocupação da Mãe de Noel com a sua saúde. Para que ele não saísse de casa, ela era obrigada a esconder as suas roupas. Os versos de Noel retratavam um país pobre. Essa pobreza, era agravada pela a queda da bolsa de NY, que atingiu todos os países. O Brasil, naquela época, era um grande produtor de café, e exportava mais de 70 % dele para a Europa.


Wilson Batista










Começou a freqüentar cedo a vida noturna. Não usava navalhas, mas sabia que malandro de verdade andava sempre com uma. Tinha como amigos mais chegados, traficantes de drogas, jogadores de chapinhas, bandidos e arruaceiros. Teve uma vida muito atribulada. Foi passado pra trás por pessoas que compraram seus sambas e não pagaram, por mulheres e traficantes que lhe vendiam drogas. Morreu na miséria, ficou depressivo por causa do insucesso, e do esquecimento profissional, sendo também abandonado por seus amigos.

Ari Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário