quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mas afinal de onde vem o Samba?

“Samba vem lá de Angola não vem da Bahia não”

(joão Nogueira)



A palavra Samba, foi usada pela primeira vez no jornal Satírico Pernambucano O Carapuceiro em 03 de fevereiro de 1838. A palavra Samba, vem do vocábulo “Senba” que significa umbigo em Quimbundo (língua da Angola). O samba é a fusão da música européia e africana, que antigamente era chamado de Batuque, pois reúne dança, canto e instrumentos de percussão.

Curiosidades

Lundu
Veio junto com os escravos no século XVIII usando canto e muita dança. Foi o primeiro gênero gravado no Brasil, e apreciado por todas as classes.

Polca
Surgiu na Boêmia, região dos Paises Baixos, com compasso binário e ritmo saltitante, fez o maior sucesso no século XIX. Essa dança, deixava os dançarinos com os corpos coladinho e por isso foi chamada de indecente.

Maxixe
Foi o gênero musical mais importante do Rio de Janeiro. Nascendo da fusão da Polca e do Lundu. Sua forma rítmica diferenciada, acabou influenciando vários compositores de Samba, com o Donga e Sinhô.










Divas e Mestres eternos do Samba














Tia Ciata

A Baiana defensora do Samba, recebia em sua casa brancos, negros, mestiços, pobres e ricos com rodas de samba. O choro na sala principal, samba de partido alto no fundo do quintal e o Samba de roda famoso pela umbigada dos dançarinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário