quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A origem do samba paulistano


Existem diversas opiniões a respeito da origem do samba em São Paulo, porém sabe-se que os sambas de roda realizados pelos negros em Pirapora do Bom Jesus, em 1808, data o início do samba paulistano e também afirmam outras celebridades do mundo do samba que há registros anteriores de festas feitas em senzalas, no interior de São Paulo, pelos negros que trabalhavam nas lavouras de café no séc. XIX. Mais a frente surgiam na cidade eventos carnavalescos, mas eram manifestações da classe rica e branca. O Cordão Barra Funda foi o primeiro movimento cultural organizado por negros, pequeno, composto por 15 à 20 pessoas, aonde os homens ensaiavam e desfilavam pelas ruas vestidos com camisas verdes e calças brancas. O movimento foi o embrião do atual Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Com o passar do tempo os cordões foram se espalhando pelos bairros paulistanos periféricos e terreiros ocupados pelos negros, como a Baixada do Glicério e Bexiga. E no séc. XX as escolas de samba davam o ar da graça e tomavam o lugar dos cordões, diversas escolas de samba começavam a surgir por influência do carnaval carioca que de certa forma mudou a manifestação de um movimento típico de São Paulo que eram os cordões. Em 1967, com a ditadura militar recém-instaurada no País, o governo oficializa o Carnaval paulistano como forma de distrair o povo da repressão política. Nos anos 90, foi criado o Sambódromo do Anhembi, local onde se concentra o Carnaval paulistano até hoje. Em 1996, o movimento foi especialmente marcado com a criação do projeto Mutirão do Samba num botequim na Alameda Barão de Limeira, no Centro. Com base nele,por exemplo, nasceu o Samba da Vela. Contudo, com o confinamento no Sambódromo, o Carnaval perdeu não só espaço como a participação popular, sua característica mais marcante. “Não pertence mais ao povo, ao pobre. Pertence a quem pode pagar, a quem tem dinheiro”, critica o sambista Oswaldinho da Cuíca. Foi em São Paulo que surgiram grandes nomes de nossa música popular, mais especificamente o samba paulistano, como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Germano Mathias, Caco Velho, Jorge Costa, Hélio Sindô, dentre outros que perduram até então nas memórias do samba paulistano.



Um belo samba que retrata o movimento em São Paulo:

Samba de Pirapora

(Geraldo Filme)

Eu era menino...
Mamãe disse “vâmo embora”,
Você vai ser batizado
No samba de Pirapora

Mamãe fez uma promessa
Para me vestir de anjo
Me vestiu de azul-celeste
Na cabeça um arranjo
Ouviu-se a voz do festeiro
No meio da multidão
" menino preto não sai aqui nesta procissão"
Mamãe mulher decidida
Ao santo pediu perdão
Jogou minha asa fora
Me levou pro barracão.

Lá no barraco tudo era alegria
Nêgo batia na zabumba e o boi gemia (2x)

Eu era menino, mamãe disse vâmo embora.
Você vai ser batizado num samba de pirapora

Iniciado o neguinho
No batuque do terreiro
Samba de piracicaba, tietê e campineiro
Os bambas da paulicéia
Não consigo esquecer
Fredericão na zabumba
Fazia a terra tremer.

Cresci na roda de bamba
No meio da alegria
Eunice puxava o ponto
Dona olimpia respondia
Sinhá caia na roda
Gastando a sua sandália
E a poeira levantava
No vento das sete saias.

Lá no barraco tudo era alegria
Nêgo batia na zabumba e o boi gemia (2x)

Eu era menino, mamãe disse vâmo embora.
Você vai ser batizado num samba de pirapora


Eu vou pra Lá
(Geraldo Filme)

Eu vou pra lá
eu vou pra lá
ai como é bom
paulistano pra gente sambar
Eu vou pra lá
eu vou pra lá
ai como é bom
paulistano pra gente sambar [Refrão]
Minha escola é paulistano
pequenina mais caminha
Camisa da Barra Funda
eis sim é nossa madrinha
Eu sou filho de sambista
e por isso vivo assim
sempre cantando meu samba
batendo meu tamborim
[Refrão 2x]
Um sambista de verdade
faz samba e não pensa em conquista
sou nascido num terreiro em São João da Boa Vista
na hora em que eu nasci
mamãe me jogou na pista
"se cair deitado é padre, caiu de pé é sambista"
[Refrão 2x]
Convidei a minha nega
se não vem porque não quer
eu não troco um bom samba
pelo amor de uma mulher
a nega ficou zangada
quase que o pau comeu
eu brinco com todo mundo
no fim do pagode seu nego é só teu
[Refrão 2x]

Nenhum comentário:

Postar um comentário